fbpx
| Joinville (47) 3439.5009 | Palhoça (48) 3341.0007
pavimentação em paver 23/11/2021

Pavimentação em paver: como funciona?

Engana-se quem pensa que a pavimentação é feita apenas com asfalto, ou que seu propósito é meramente estético. A pavimentação em paver, por exemplo, é uma excelente escolha que envolve um altíssimo custo-benefício, na mesma medida que garante o trânsito seguro de veículos e pedestres — enquanto mantém também seu valor estético.

É certo que você já deva ter se deparado com algum tipo de pavimentação em paver. Elas são extremamente comuns em pisos de praças, estacionamentos e calçadas, identificáveis pela sua aparência de “quebra-cabeça” — ou seja, de várias peças de concreto que se encaixam umas com as outras, formando uma superfície uniforme.

Mas você já se perguntou o porquê da utilização desta técnica na construção civil, quais seus benefícios e como ela é feita? Bem, para responder essas perguntas, nós da Britagem Vogelsanger preparamos o texto abaixo, que descreve todos os tipos de pavimentação em paver e seus processos de instalação. Acompanhe conosco!

Boa leitura!

O que são os pavers?

Os pavers nada mais são do que as peças individuais de concreto utilizadas como revestimento final da pavimentação. Suas formas e cores são variadas, permitindo ao projetista, de acordo também com as especificações da obra, bem como desejo do cliente, fazer escolhas que atendam tanto a parte técnica, como a paisagística. 

Como exposto anteriormente, a pavimentação em paver pode ser aplicada em áreas residenciais, comerciais e até mesmo em vias com tráfego de veículos, tanto leves quanto pesados. Além, é claro, de terem uma excelente instalação em calçadas públicas.

Geralmente não é recomendado para rodovias, em função do custo-benefício, tipo de mão de obra e equipamentos utilizados e sua durabilidade neste caso específico.

Quais são os tipos de piso paver?

O piso paver, também conhecido na indústria como piso intertravado, é uma categoria razoavelmente ampla que incorpora diversos tipos de pavers e métodos de aplicação. Confira abaixo alguns do principais tipos disponíveis no mercado:

Piso retangular: um dos clássicos da pavimentação em paver, ele é um pavimento semirrígido versátil, comumente encontrado em áreas públicas e comuns de condomínios em função de seu custo-benefício

É de fácil instalação e permite uma maior acessibilidade para pessoas portadoras de deficiências físicas, especialmente cadeirantes.

Piso tátil de alerta: sem dúvida um paver essencial para a promoção da acessibilidade urbana, o paver tátil tem seu design direcionado para auxiliar os cidadãos cegos e deficientes visuais a se movimentarem pelas calçadas. 

Esse modelo conta com faixas ou semiesferas protuberantes, possibilitando que os pedestres possam guiar-se a partir do tato, caso precisem.

Piso de 16 faces: o paver de 16 faces é muito utilizado em grandes pátios, proporcionando um ótimo travamento entre as peças, devido, principalmente, a quantidade de lados que esse modelo apresenta.

Piso sextavado: um clássico dos pavers, o sextavado pode ser encontrado em praticamente qualquer lugar. Reconhecível pelo seu formato de hexágono, é utilizado principalmente em áreas de fluxo leve, médio e intenso de veículos, podendo ser instalado tanto em ruas quanto avenidas, garagens, pátios de manobras, pátios de indústrias e também nas calçadas de condomínios residenciais. 

Como é feita a pavimentação em paver?

Como toda obra de pavimentação, os cuidados inicial no sub-leito., sendo assim é essencial que a equipe da obra realize a regula do mesmo, além de todas as etapas de topografia. Após isso, a depender do tipo do uso e do tráfego que será submetido é executada a camada de sub-base e posteriormente a camada de base. Com essa estrutura pronta é realizado o assentamento do paver com o preenchimento de uma camada de areia que varia entre 4 e 8 centímetros de espessura.

Diferentemente de outros tipos de pavimentação o próprio encaixe individual das peças é suficiente para que as peças tenham o travamento desejado sem nenhum prejuízo técnico quanto a sua estabilidade.

E então? Entendeu como funciona a pavimentação com paver? Bem, se quiser aprender um pouco mais sobre técnicas de pavimentação como essa, não deixe de seguir a Britagem Vogelsanger em nossos perfis no Instagram e no Facebook!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI
    Joinville Palhoça