Que os pneus utilizados nos carros podem ser reciclados e transformados em um tipo de asfalto ecológico, você já sabe. Afinal, nós já falamos a respeito disso aqui em nosso blog, em um texto que pode ser conferido clicando aqui. Neste texto, porém, nós vamos voltar um pouco no processo, falando sobre todo o ciclo da borracha do pneu.
Antes que ele vire asfalto, há toda uma outra vida, que começa nas fábricas de pneus. Depois, eles são utilizados nos veículos até que fiquem gastos e não sejam mais úteis para esta aplicação. É depois disso que entra o ponto mais importante do ciclo.
Quando feito inadequadamente, o pneu é apenas descartado. Porém, se os devidos cuidados são tomados, os pneus gastos são encaminhados para pontos de coleta. De lá, eles vão para as fábricas de pó de borracha, onde são preparados para que, enfim, se transformem em um produto a ser inserido na composição do asfalto.
Na sequência, nós contamos com mais detalhes o que acontece em cada uma dessas etapas do ciclo da borracha do pneu. Assim, você pode entender melhor como é este processo. Acompanhe!
Ciclo da borracha do pneu: da fabricação ao asfalto ecológico
Fábrica de pneus
É aqui que o pneu nasce, começando com a mistura da borracha. Para se ter uma ideia, um pneu é composto por mais de 30 tipos diferentes de borracha. Depois, a borracha é cortada em faixas para formar a estrutura básica do pneu.
Na sequência, ele é construído de dentro para fora, havendo a montagem dos elementos têxteis, das cintas de aço, dos talões, das telas, do piso e dos outros componentes. Isso dá origem a um material chamado de pneu verde, que já tem um formato similar ao do produto pronto, mas ainda passa por um processo: a vulcanização.
Nesta etapa, as partes do pneu são comprimidas com o objetivo de deixá-lo com seu formato definitivo. Por último, ele passa por uma inspeção rigorosa, a fim de atestar sua qualidade antes que seja enviado para o mercado.
Veículos
Esta é a etapa do ciclo da borracha do pneu que todos conhecemos. Depois de produzido, testado e aprovado, o pneu vai para o mercado — de onde pode ir para um carro, um caminhão ou até mesmo uma moto. Todos esses pneus podem ser reciclados.
Aqui, ele é utilizado normalmente, rodando pelas estradas em que o veículo transita. Estima-se que a vida útil de um pneu, dependendo do veículo, das condições das estradas, manutenções preventivas, entre outros, seja de aproximadamente 50 mil km.
Ponto de coleta
Após a utilização dos pneus, eles não devem ser descartados. Afinal de contas, o tempo de decomposição da borracha na natureza é de cerca de 600 anos. A próxima etapa é dar a destinação correta para eles.
Os pontos de coleta são disponibilizados e administrados pelas Prefeituras Municipais, e é neles que os pneus ficam até serem encaminhados para o processo de reciclagem.
Se você não sabe onde encontrar um ponto de coleta próximo de você, a organização ReciclANIP disponibiliza uma ferramenta que mostra todos os pontos do Brasil. Você pode encontrá-la neste link.
Reciclagem e asfalto borracha
Por fim, chegamos à última etapa do ciclo da borracha do pneu. Dos pontos de coleta, eles são encaminhados para as fábricas de pó de borracha de pneus, onde tomam o formato necessário para serem aplicados na produção do asfalto borracha.
Se você já leu nosso texto, sabe que não é o pneu propriamente dito que é utilizado na produção do asfalto, mas sim uma parte da borracha extraída dele. Esta borracha é, então, inserida como parte dos agregados.
Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, este processo ainda origina um asfalto 40% mais durável que o convencional.
E você, já conhecia o ciclo da borracha do pneu? O que achou deste texto? Caso tenha gostado e queira continuar recebendo conteúdo relacionado, siga a Britagem Vogelsanger no Facebook e no Instagram!