fbpx
MENU
escoamento de água pluvial 24/01/2024

Escoamento de água pluvial. O que provoca as inundações urbanas?

Nos últimos anos, o Brasil vem enfrentando desafios relacionados ao crescimento urbano acelerado, sendo que um deles é a gestão de águas pluviais. O excesso de chuva em áreas urbanas ou com pouca permeabilidade do solo causam inundações, alagamentos e deslizamentos. Neste contexto, é necessário entendermos a importância do escoamento de água pluvial.

Essa é uma solução inteligente e indispensável para que ocorra um remanejamento adequado da água, evitando inúmeros desastres que afetam o meio ambiente e a população. 

Mas você sabe o que provoca as inundações urbanas? E entende como um bom trabalho de obras com tubos de concreto pode auxiliar nisso? Se ainda não, continue a leitura para descobrir. 

O que é escoamento de água pluvial?

O escoamento de água pluvial é um procedimento que coleta a água da chuva e a transporta para um destino específico, a fim de evitar a acumulação na superfície. Geralmente, esse local pode ser um reservatório, um local de infiltração ou um sistema de tratamento.

O sistema de escoamento é crucial em ambientes urbanos, principalmente porque esses locais possuem capacidade reduzida de absorção devido à pavimentação e construções. 

💡 Leia também – Entenda a diferença entre drenagem superficial e drenagem profunda

Quais são as principais causas de inundações urbanas?

As inundações ocorrem quando o volume de água da chuva é maior do que a capacidade de escoamento de uma área, provocando vários transtornos nas áreas urbanas. As principais causas de inundações são:

Chuvas intensas e prolongadas

O aumento na frequência e intensidade de chuvas, que acontecem devido às mudanças climáticas, tem um grande impacto no remanejamento de água do solo. Isso porque com o aumento do volume de água há uma redução do tempo de escoamento, sendo prejudicial para sistemas de drenagem que não são eficientes ou adequados aos padrões climáticos atuais.

Impermeabilização do solo

Em áreas urbanas, a presença de grandes extensões de superfícies impermeáveis, como asfalto e concreto, impede a absorção natural da água pelo solo. Isso aumenta significativamente o volume de escoamento superficial durante chuvas intensas.

Obstrução dos sistemas de drenagem

A poluição é um dos grandes contribuintes das enchentes e extremamente prejudicial para o escoamento de água pluvial eficiente. O acúmulo de lixo e detritos em ralos, canais e tubulações impedem o fluxo de água e reduz a capacidade de drenagem, o que aumenta o risco de inundações e outros desastres naturais.

Sistemas de drenagem inadequados

Muitas cidades apresentam sistemas de drenagem inadequados ou mal projetados para absorver grandes volumes de escoamento de água pluvial. Consequentemente, torna-se um grande problema urbano, pois é reflexo de um planejamento ineficiente e falta de manutenção e atualização dos sistemas atuais.

Desmatamento

E, claro, devido à redução das áreas verdes e o grande desmatamento, especialmente no Brasil, contribuem com o aumento das chuvas, enchentes, alagamentos e deslizamentos, gerando inundações.

A importância do escoamento de água pluvial

O escoamento de água pluvial é uma das principais medidas para prevenir e minimizar as inundações urbanas, pois permite que a água da chuva seja afastada das áreas de risco e direcionada para locais adequados. Para isso, é necessário que haja um planejamento e uma gestão integrada dos sistemas de drenagem urbana, que envolvem:

  • Captação adequada da água pluvial feita por bocas de lobo, ralos, calhas e outras soluções eficientes para a coleta na superfície;
  • Condução da água através de tubos, canais e valas até o destino final, como um reservatório;
  • Tratamento da água através de sistemas de filtros, separadores de óleo e graxa, caixas de areias e outros sistemas a fim de remover os poluentes e impurezas.

Nesse sentido, um dos materiais mais indicados para inserir no sistema de escoamento de água pluvial são os tubos de concreto. É comum serem utilizados para realizar a drenagem e conduzir de forma eficiente os grandes volumes de água. 

Os tubos de concreto, por exemplo, são muito eficientes para suportar altas pressões e vazões, além de se adaptarem em diferentes condições de solo e relevo.

O escoamento de água pluvial é um componente importante para diminuir ou evitar as inundações urbanas. Com um planejamento adequado, é possível mitigar significativamente os riscos e impactos causados pelo excesso de chuva, especialmente com a implementação de sistemas eficientes de drenagem.


Então, gostou deste conteúdo? Aproveite para conferir mais assuntos como esse no blog da Britagem Vogelsanger.

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI