A escolha dos materiais adequados é fundamental para garantir a durabilidade e eficiência de uma obra de infraestrutura. Nesse sentido, saber quando escolher entre um tubos de concreto armado ou não, pode fazer toda a diferença.
Os tubos de concreto são elementos essenciais para a construção de sistemas de drenagem, saneamento e infraestrutura. Eles são responsáveis por conduzir águas pluviais, esgoto sanitário e efluentes industriais, garantindo a segurança e a qualidade desses serviços.
Mas você sabia que existem diferentes tipos de tubos de concreto, cada um com suas características e aplicações específicas?
Continue lendo e entenda quando é necessário utilizar tubos de concreto armado ao invés de tubos de concreto simples, quais são as vantagens desse tipo de artefato de concreto e como escolher o tubo adequado para o seu projeto. Acompanhe!
O que são tubos de concreto armado?
Fabricados com concreto e um esqueleto de aço ou então com a adição de fibra no próprio concreto, os tubos de concreto armado seguem as normas técnicas da ABNT NBR 8890/2020. Essa norma, entre outros detalhes, estabelece os requisitos exigíveis para a fabricação e a aceitação de tubos de concreto e respectivos acessórios, segundo as suas classes de resistência e dimensões.
Os tubos de concreto armado são mais resistentes que os tubos simples. A utilização de armação metálica ou fibras em sua estrutura aumenta a resistência do tubo à compressão diametral e à flexão.
Controle de qualidade
Os tubos devem ser produzidos de maneira uniforme, respeitando o traço, a umidade, o tempo de fabricação e outros fatores. Além disso, eles devem passar por ensaios para garantir que estejam atingindo o que é especificado na norma.
Esse controle de qualidade é mais facilmente feito quando a própria empresa produtora de tubos disponibiliza do maquinário especializado para esse tipo de ensaio. Os testes são realizados periodicamente por um engenheiro capacitado que também acompanha todo o processo produtivo dos tubos.
Quando utilizar tubos de concreto armado?
Os tubos de concreto armado são indicados para obras que exigem maior resistência mecânica dos tubos, como drenagem de áreas como condomínios, aeroportos, rodovias, áreas fabris, galerias e bueiros.
Esses tubos são capazes de suportar cargas elevadas, como o peso do solo, o tráfego de veículos pesados e as pressões internas dos fluidos. Além disso, eles apresentam maior durabilidade e menor custo de manutenção do que outros tipos de tubos.
Os tubos de concreto armado, exclusivamente para água pluvial, são classificados em quatro classes: PA-1, PA-2, PA-3 e PA-4. Já para esgoto sanitário e água pluvial, as denominações são EA2, EA3 e EA4.
Cada classe possui uma carga mínima de fissura e uma carga mínima de ruptura, que variam conforme o diâmetro do tubo. Essas cargas representam a capacidade do tubo de resistir à compressão diametral sem fissurar ou romper.
Para escolher o tubo adequado para o seu projeto, é preciso considerar alguns fatores, como:
– O tipo e a vazão do fluido que será conduzido pelo tubo;
– A profundidade da instalação do tubo;
– O tipo e a espessura do solo sobre o tubo;
– O tipo e a intensidade do tráfego sobre o solo;
– A inclinação e o alinhamento do tubo;
– A necessidade ou não de junta elástica.
Segurança e durabilidade para seu projeto com tubos de concreto armado
Os tubos de concreto armado oferecem diversas vantagens para os projetos de drenagem, saneamento e infraestrutura. Escolher esse tipo de artefato é o ideal para aplicações que demandam maior resistência, durabilidade e versatilidade, garantindo a eficiência e a longevidade das obras de infraestrutura.
💡Leia mais, Tubos de concreto ponta e bolsa. Conheça as vantagens.
Se você, ou sua empresa, está procurando este tipo de solução para o seu projeto, você precisa de um fornecedor que ofereça experiência no mercado, capacidade de entrega e segurança para seus artefatos de concreto.
Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento. Temos os melhores preços e condições para você. A Britagem Vogelsanger é a sua melhor opção em materiais pétreos e artefatos de concreto!