A pavimentação asfáltica é o processo de revestimento de vias urbanas como ruas, avenidas e rodovias. Ela é feita com uma mistura de agregados e ligantes asfálticos. O pavimento se trata de uma estrutura de múltiplas camadas de espessuras finitas, construída sob a superfície final de terraplanagem.
Eles são construídos para resistir aos esforços originados do tráfego e às ações climáticas, proporcionando aos usuários melhorias nas condições de uso das vias urbanas. Por isso, é fundamental que o seu processo seja feito com qualidade e dentro das normas vigentes. Nesse caso, é importante entender a influência da temperatura na pavimentação asfáltica. Confira!
Entenda como é feita a pavimentação asfáltica
A pavimentação asfáltica é feita com o uso de material derivado de Petróleo denominado CAP (Cimento Asfáltico de Petróleo), em conjunto com materiais pétreos e outros aditivos que podem ser usados na mistura para formar o asfalto CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).
Existem diversos tipos de pavimentos (rígidos, semi-rígidos e flexíveis), a pavimentação asfáltica faz parte dos flexíveis, ou seja, a carga é distribuída de forma praticamente uniforme por todas as camadas, graças à deformação elástica que o pavimento sofre quando recebe peso exercido pelo tráfego de veículos em cima de sua superfície.
A sua camada mais superficial é chamada de revestimento. É ela que leva os ligantes asfálticos betuminosos, que possuem as propriedades mais características dessa pavimentação: baixa reatividade, impermeabilidade à água e adesividade termoviscoplástica.
Quantas camadas são necessárias para a pavimentação asfáltica?
São necessárias quatro camadas durante esse processo, veja as etapas da pavimentação asfáltica:
Sub-leito: É o terreno natural do local onde será feita a via, que pode ou não receber algum tipo de reforço, até mesmo com material pétreo.
Sub-base: Há elementos granulares compostos em sua estrutura, podendo ou não ter um elemento ligante para a formação da granulometria do material.
Base: A base recebe o peso das camadas superiores e distribui para a sub-base. Portanto, na aplicação desta camada o asfalto deverá ser resistente a impactos mecânicos.
Revestimento asfáltico: É a camada superior, que está em contato direto com os pneus dos automóveis.
Como a temperatura na pavimentação asfáltica afeta esse processo?
É fato notório a influência da temperatura na pavimentação asfáltica, no comportamento dos pavimentos que utilizam o concreto asfáltico como material de revestimento. Pela sua própria composição: pedra britada, asfalto e “filler”, a tendência é que o concreto asfáltico modifique seu comportamento mecânico, de acordo com a temperatura que sua massa apresenta.
O asfalto, que possui propriedades que dependem da temperatura, transmite ao concreto asfáltico essa dependência. Assim, o comportamento mecânico deste material, pode ser classificado como termo visco-elástico, ou seja trata-se de um material visco-elástico, cujas curvas tensão-deformação variam com a temperatura.
Quais os principais problemas?
O principal problema da temperatura na pavimentação asfáltica é o de “amolecimento” do concreto asfáltico, que devido a altas temperaturas do ar e absorção de radiação solar, se aquece muito e se deforma mais sob a ação das cargas do tráfego.
Por conta dos transtornos que podem ser gerados em razão da temperatura na pavimentação asfáltica, dependendo do clima no dia e local em que esteja sendo realizada, o tempo de endurecimento do asfalto muda e, com isso, todos os processos devem ser avaliados e adaptados, se necessário.
A temperatura de aplicação da massa asfáltica também é importante, uma vez que para que a massa atenda a sua compactação solicitada por norma, deve atender aos parâmetros mínimos, dando assim uma vida útil ao pavimento de acordo com o projetado.
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