O pó de brita é um material muito utilizado na construção civil, pois possui diversas aplicações e benefícios. Ele é obtido a partir da britagem de rochas, que são fragmentadas em diferentes granulometrias. O pó de brita é a menor delas, sendo composto por partículas finas e uniformes com tamanho inferior a 4,8 mm.
Mas você sabe para que serve esse material e o quão versátil ele pode ser? Continue acompanhando este artigo e descubra mais sobre a utilidade desse material na construção civil e como ele pode ser um aliado importante no seu projeto.
O que é o pó de brita?
O pó de brita é um agregado miúdo, que tem como característica principal a sua alta compactação. Ele é formado através dos britadores terciários ou quaternários, instalados para atender as últimas etapas no processo de britagem, originando materiais de granulometria inferior, dentre eles o pó, mais fino e homogêneo do que os demais.
Para a produção do pó de brita são exigidos equipamentos refinados e processos de medição aprimorados, devido ao seu alto controle de qualidade, portanto, ele é produzido por empresas de mineração, como a Britagem Vogelsanger.
Assim como outros tipos de brita, o pó de brita possui indicações e usos específicos para a produção de artefatos de concreto, tratamento de superfícies e muito mais.
Quais são as principais aplicações do pó de brita?
Esse tipo de material tem uma ampla gama de utilização na indústria de pré-moldados e na construção civil, sendo um material versátil e econômico. Conheça alguns dos principais
exemplos:
Produção de concreto
Juntamente com o cimento, a areia e a água, o pó de brita é um dos componentes do concreto de textura fina. Ele ajuda a dar resistência e coesão à mistura, além de reduzir a retração e a fissuração.
O concreto de textura fina é utilizado, normalmente, em áreas mais nobres e expostas, exigindo assim o uso de um agregado mais selecionado para um melhor acabamento.
Produção de argamassa
O pó de brita também pode ser usado na fabricação de argamassa, que é utilizada para assentar tijolos, revestir paredes e pisos, entre outras finalidades de nivelamento e regularização do solo.
Quando usado na produção desse material, o pó confere maior aderência e durabilidade para a estrutura.
Regularização de superfícies
Sobre superfícies irregulares ou danificadas, o pó de brita pode ser aplicado para ajudar a nivelar e corrigir imperfeições. Ele forma uma camada compacta e resistente, que serve como base para receber outros revestimentos.
Produção de pré-moldados
Na fabricação de pré-moldados, o pó de brita é bastante utilizado, já que dá maior facilidade de modelagem para a massa. Devido à sua textura bastante fina, o pó é fácil de ser moldado e oferece texturas mais regulares para artefatos que podem ser empregados na pavimentação e decoração.
Estabilização de solos
O material pode ser usado também para melhorar as características dos solos, especialmente os solos argilosos ou com baixa capacidade de suporte. Quando usado desta maneira, ele ajuda a aumentar a resistência e a permeabilidade, evitando erosões e deslizamentos.
Pavimentação com pó de brita
O pó de brita pode ser empregado na pavimentação de vias urbanas ou rurais, como ruas, estradas, estacionamentos e etc. Ele funciona como uma camada intermediária entre o solo e o bloco intertravado, proporcionando maior estabilidade e durabilidade ao pavimento. Já na pavimentação asfáltica, ele é utilizado como um dos insumos na mistura betuminosa.
⛰ Confira também, O que é granulometria? Descubra a classificação certa para sua obra
Como apresentado, o pó de brita é um material indispensável para a construção civil, pois tem diversas vantagens e possibilidades de uso.
Se você quiser continuar descobrindo mais detalhes sobre os materiais usados na construção civil, seus usos, vantagens e muito mais, não perca as postagens no blog e redes sociais da Britagem Vogelsanger. Esteja sempre por dentro das novidades e, em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe!