fbpx
| Joinville (47) 3439.5009 | Palhoça (48) 3341.0007
concreto permeável 09/09/2020

Você conhece o concreto permeável?

A construção civil está sempre inovando para apresentar novas soluções, uma mais eficaz que a outra. Quando consideramos que o concreto é o material construtivo mais utilizado do mundo, podemos observar com facilidade que ele é um dos principais alvos de inovações e tecnologias. Entre elas, uma que se destaca bastante graças às possibilidades é o concreto permeável.

Na sequência deste texto, a Britagem Vogelsanger fala um pouco mais sobre este material que tem sido cada vez mais usado, especialmente em obras urbanas. Iremos explicar o que é o concreto permeável, listar suas principais características e vantagens se comparado ao concreto convencional e mostrar a aplicação que ele pode ter em pavimentações.

Continue a leitura e confira!

O que é concreto permeável

Como o próprio nome sugere, o concreto permeável tem como diferencial a capacidade de absorção de água. Diferentemente do concreto convencional, este tipo de concreto possui alta porosidade; e é exatamente por essa porosidade que a água e o ar absorvidos passam. Falando em termos mais técnicos, o concreto permeável tem um índice de vazios maior que o convencional, porém de uma forma que sua função técnica não é prejudicada por isso.

Geralmente este tipo de concreto é utilizado em pavimentos de estradas, ciclovias, estacionamentos, entre outros.

O maior índice de vazios é obtido através da composição e distribuição granulométrica dos agregados pétreos utilizados no traço, sendo que os materiais utilizados são os mesmos do concreto convencional, ou seja, água, cimento, agregados e aditivos.

A proporção dos agregados graúdos, ou seja, de brita, é muito maior no concreto permeável, sendo assim, enquanto a quantidade de brita aumenta no traço, a de agregados finos diminui drasticamente — sendo, em alguns casos, até inexistente.

Como já citamos, é exatamente isso que faz o resultado ser um concreto permeável.

Principais benefícios do concreto permeável e sua aplicação em pavimentação urbana

A maior vantagem de um concreto que absorve água é muito clara: quando utilizado em pavimentação ele diminui drasticamente a ocorrência de poças e outras retenções de água na pista. Para cidades que sofrem muito com a chuva, ele pode ser uma alternativa muito interessante em ruas e rodovias, inclusive na minimização ou eliminação de enchentes.

Além de melhorar a experiência dos motoristas no geral, uma medida assim ainda reduz os índices de acidentes — visto que muitas colisões no trânsito são causadas por poças e por outros problemas decorrentes do acúmulo de água de chuva nas estradas, tais como a aquaplanagem.

E não são somente os motoristas; os pedestres também são beneficiados. Afinal, caminhar pelas ruas em dias de chuva é algo muito incômodo, especialmente por causa das poças. A aplicação do concreto permeável como pavimento faz com que ele absorva a água, fazendo as poças diminuírem ou até mesmo deixarem de existir.

Outros benefícios “secundários” deste tipo de concreto incluem:

  • Possibilita a reutilização de água da chuva;
  • Minimiza e até dispensa obras de microdrenagem local;
  • Pode ser produzido com qualquer tipo de agregado, o que facilita a produção;
  • Custo de ciclo de vida menor que outros concretos e asfalto.

Lembramos que a Britagem Vogelsanger dispõe de uma ampla gama de materiais pétreos de altíssima qualidade e a pronta entrega para que você utilize em todas as suas obras de concreto.

E você, já conhecia o concreto permeável? Gostou de saber um pouco mais sobre ele? Se gostou do texto e quer receber mais conteúdo, não deixe de seguir a Britagem Vogelsanger no Facebook e no Instagram!

Receba nossas novidades em seu e-mail

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI
Joinville Palhoça