fbpx
MENU
tubos de concreto para esgoto 31/01/2024

Quais as diferenças dos tubos de concreto para esgoto sanitário

Que os tubos de concreto são artefatos fundamentais para a infraestrutura de vias, condomínios e cidades, em sua totalidade, nós já destacamos em mais de uma ocasião. Mas você sabia que existem diferenças fundamentais entre os tubos para água pluvial e os tubos de concreto para esgoto sanitário?

Essas diferenças vão desde o material usado em sua produção, a resistência do concreto, tipos de encaixe, diâmetros e comprimento útil permitido, até a presença de um item chamado de junta elástica. Continue acompanhando mais este artigo da Britagem Vogelsanger e descubra todos estes detalhes que podem fazer a diferença no seu projeto!

Principais tipos de tubos de concreto

Como a maior parte dos artefatos de concreto, os tubos são divididos em categorias de tamanho, resistência e outras especificidades.

Com as divisões mais conhecidas sendo:

  • Tubos de concreto simples, 
  • Tubos de concreto armado, 
  • Tubos de concreto macho e fêmea,
  • Tubos de concreto ponta e bolsa.

Outro tipo de controle é chamado de Tubo de concreto com junta elástica, voltado exatamente para o transporte de fluidos contaminados.

Diferenças entre tubos de concreto para água pluvial e tubos de concreto para esgoto

Os tubos para esgoto sanitário, em função de sua maior responsabilidade por conduzir líquidos altamente contaminantes, possuem especificações de Norma com maior rigor técnico que os tubos para água pluvial. Essas diferenças podem ser observadas a seguir:

Classes e Dimensões

Resistência à corrosão 

Os tubos de concreto para esgoto devem ser resistentes à corrosão, pois estarão em contato com esgoto, que é um fluido agressivo

Para isso, o concreto utilizado na fabricação desses tubos deve conter aditivos especiais que aumentam sua resistência à corrosão.

Permeabilidade

De acordo com as normas, os tubos de concreto para esgoto sanitário com junta elástica devem ter suas permeabilidade e estanqueidade determinadas conforme ensaios específicos, não podendo apresentar vazamento, quando submetidos à pressão de 0,1 MPa durante 30 min.

Acabamento

O acabamento dos tubos de concreto para esgoto deve ser liso, para facilitar a passagem do esgoto e evitar o acúmulo de resíduos. Isso é importante para manter a eficiência do sistema de esgoto e evitar problemas de entupimento. Segundo as normas, fibras salientes na superfície interna e na ponta do tubo provido de junta elástica não são admitidas.

Junta elástica

As juntas dos tubos para aplicação em esgoto sanitário devem ser do tipo elástica. Para os tubos destinados à água pluvial, as juntas podem ser rígidas ou elásticas.

O que é a junta elástica?

A junta elástica é um elemento que permite a união entre os tubos de concreto, formando uma vedação entre eles. 

De acordo com normas como a ABNT NBR 8890 e a ABNT NBR 16687, as juntas elásticas, também chamadas de anéis de borracha, são aplicáveis obrigatoriamente aos tubos destinados a redes de esgotos sanitários, efluentes industriais e a redes destinadas à água pluvial, quando for comprovada a contaminação por esgoto.

Esse acessório alocado nos tubos de concreto é composto por um anel de borracha colocado na ranhura do tubo macho e que se encaixa na bolsa do tubo fêmea. A junta elástica permite que os tubos de concreto para esgoto sanitário absorvam pequenas deflexões, variações térmicas, dilatações e contrações dos materiais. 

É importante salientar que, dependendo das condições geotécnicas de cada obra, alguns recalques podem acontecer com o tempo. A junta elástica impede a entrada de ar, água ou solo na rede, garantindo a estanqueidade da junta, evitando problemas como a redução da capacidade hidráulica, deterioração dos tubos e problemas para o pavimento.

💡Leia também – Entenda a importância dos tubos para a drenagem

Como escolher o tipo certo de tubo para o meu projeto?

A escolha do tipo de tubo de concreto adequado para cada situação depende de vários fatores, como: 

  • o tipo de fluido a ser conduzido, 
  • o tipo de solo, 
  • o nível do lençol freático, 
  • as cargas externas, 
  • o diâmetro e a inclinação da rede. 

Por isso, é importante contar com o auxílio de profissionais qualificados e experientes na hora de projetar e executar as obras de infraestrutura, além, é claro, de empresas fornecedoras de tubos de concreto de qualidade, com história e capacidade de produção e entrega.
Quer ter acesso aos produtos de uma empresa como esta, e saber mais sobre os detalhes necessários na hora de escolher o artefato de concreto certo para o seu projeto? Entre em contato com a equipe da Britagem Vogelsanger e aproveite também para conhecer nossos outros conteúdos aqui, direto no nosso blog!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI