fbpx
| Joinville (47) 3439.5009 | Palhoça (48) 3341.0007
brita 2 27/04/2020

Saiba o que é a brita 2 e entenda suas utilidades!

Em mais um de nossa série de conteúdos a respeito de cada um dos tipos de brita, nós da Britagem Vogelsanger continuamos trazendo informações valiosas sobre este material. No texto de hoje, nós trazemos mais informações específicas da brita 2!

Se você quer saber um pouco mais sobre ela, continue a leitura abaixo e confira tudo o que trouxemos para você!

O que é brita 2

A brita 2 é um dos resultados obtidos após o processo de britagem — que consiste na detonação de grandes rochas. Após essa detonação, todos os fragmentos obtidos passam pelos equipamentos chamados de britadores. Então o material segue para as peneiras de classificação, onde se obtém o material em diversas granulometrias, sendo um deles a brita 2.

Brita 2 é como chamamos os fragmentos de rocha que possuem uma granulometria de 19 a 31,5 mm. Normalmente obtida após o processo que chamamos de britagem secundária (feita por um britador cônico), ela só não é menor que a brita 1, a brita 0, também chamada de pedrisco e o pó de brita. Vale citar que a brita 2 é a última da lista que costuma ser utilizada em processos normais de construção — todas as seguintes normalmente não são usadas para a produção de concreto.

Confira os principais exemplos de aplicações da brita 2 na sequência:

Aplicações da brita 2

Fundações

No âmbito da construção civil, fundação é uma estrutura que tem a finalidade de transmitir a carga de uma edificação para uma camada mais resistente do solo, permitindo, assim, que a obra fique de pé sem maiores problemas. É seguro afirmar que as fundações estão entre as etapas mais importantes da construção de diversas estruturas. Sua importância é tanta que alguns estudos devem ser feitos no solo antes mesmo de definir o tipo de fundação que deverá ser feito.

Graças ao fato de suportarem uma carga muito elevada, as fundações precisam de um tipo de concreto mais forte e resistente, e é exatamente por isso que a brita 2 é altamente usada como um agregado para o concreto das fundações.

Pisos de concreto

Assim como as fundações, alguns tipos de pisos de concreto, dependendo do local onde ele será aplicado, precisam ser mais resistentes que os pisos convencionais. Alguns exemplos são os aplicados em estacionamentos, garagens e pátios, por exemplo — visto que estes locais recebem constantemente a carga de veículos tanto leves quanto pesados.

Da mesma forma que no exemplo anterior, a brita 2 aqui tem a função de agregado para a produção do concreto que será transformado em piso.

Ainda que os exemplos citados tenham sido apenas dois, eles estão presentes em diversos locais. Afinal, edificações e as fundações presentes neles podem ser encontrados em qualquer simples caminhada pela rua.

E aí, já conhecia a utilidade e as aplicações da brita 2? Ela está entre os principais produtos fabricados e comercializados pela Britagem Vogelsanger! Se você gostou de conhecer mais sobre este importante componente da construção civil e quer continuar recebendo conteúdo de qualidade, acompanhe as nossas redes sociais! Você pode nos encontrar no Facebook e no Instagram!

Receba nossas novidades em seu e-mail

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI
Joinville Palhoça