fbpx
MENU
CAUQ 10/11/2022

Quais são as vantagens da pavimentação com CAUQ?

A pavimentação com CAUQ (concreto asfáltico usinado a quente) é uma estrutura de revestimento composta por diversas camadas, destacando-se pela qualidade da rolagem e trafegabilidade dos veículos, extremamente utilizadas em vias urbanas e rodovias. 

As estradas surgiram através da necessidade do homem de expandir seu território, e assim as mesmas foram sendo criadas. Com o tempo, a necessidade de diminuir o tempo de deslocamento, diminuir manutenções e gerar mais conforto aos usuários foi aumentando, sendo que a pavimentação asfáltica foi uma consequência.

Os romanos começaram a aperfeiçoar essa técnica e criaram o que chamamos de pavimentação. Hoje, não é diferente, continuamos procurando métodos e processos para trazer soluções mais duráveis, resistentes, seguras e sustentáveis.

A pavimentação é fundamental para a infraestrutura urbana, além do caráter estético, a pavimentação garante a mobilidade da sociedade, o que está também relacionado aos serviços básicos de funcionamento de uma cidade.

Para entender um pouco mais sobre a importância da pavimentação, leia sobre esse assunto neste conteúdo do nosso blog.

Até aqui, você já entendeu que a pavimentação é essencial para assegurar a infraestrutura urbana. Agora, vamos conhecer o que é pavimentação com CAUQ e quais são suas vantagens.

Até aqui, você já entendeu que a pavimentação é essencial para assegurar a infraestrutura urbana. Agora, vamos conhecer o que é pavimentação CAUQ e quais são suas vantagens.

O que é pavimentação CAUQ

CAUQ é um dos tipos existentes de revestimento asfáltico, que é composto por várias camadas. O revestimento pode ser entendido como sendo as camadas responsáveis por receber a carga dos veículos.

Além disso, essas camadas de revestimento dão suporte ao asfalto contra condições climáticas intensas, chuvas fortes, tempestades, tempo seco, entre outros.

A pavimentação com CAUQ é realizada com a utilização de CAP, Cimento Asfáltico de Petróleo, material derivado do petróleo. Na mistura também são usados materiais pétreos e aditivos, formando assim o que conhecemos usualmente como asfalto.

O CAUQ é um material fácil de ser encontrado, além de ser o revestimento mais utilizado no país, visto que é um trabalho de rápida execução e que entrega ótimos resultados.

Além disso, o CAUQ é um material que atende bem aos padrões internacionais de rolagem, economia e segurança, sendo ideal para ruas, estradas e rodovias.

A pavimentação CAUQ é realizada com a utilização de CAP.

Vantagens da pavimentação CAUQ

A escolha do tipo de pavimentação das vias depende de alguns fatores, como por exemplo, o custo ou a quantidade de veículos que trafegam nela.

Contudo, conforme falamos, no Brasil a pavimentação com CAUQ é a mais utilizada, isso porque ela traz alguns benefícios, o que vamos listar para você agora.

– Segurança e resistência;

– Trabalho de rápida execução;

– Excelente qualidade de rolamento, o que traz segurança para os veículos;

– Baixo custo (grandes quantidades);

– Manutenção fácil e rápida, o que acarreta menos interrupção do tráfego;

– Excelente impermeabilidade;

– Excelente distribuição dos impactos causados pelos veículos na superfície.

A Britagem Vogelsanger é uma empresa especializada na execução de obras de infraestrutura e tem a capacidade e o compromisso para atender todos os seus clientes e fornecedores, visto que possuímos uma estrutura com máquinas e equipamentos modernos, além de uma frota com mais de 100 caminhões próprios.

Para conhecer melhor como funciona esse serviço, tirar dúvidas ou solicitar um orçamento, entre em contato com a gente através desse link.

Para ler outros conteúdos informativos sobre pavimentação, sinalização, execução de obras, britas, terraplanagem e outros assuntos desse universo, é só acessar nosso blog. Aproveite para nos acompanhar nas redes sociais do Facebook e Instagram.

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI