fbpx
MENU
produção de pedrisco para concreto 10/03/2023

Pedrisco para concreto: qual a sua importância?

O pedrisco ou brita 0, é um material de extrema importância na construção civil, pois ajuda a melhorar as propriedades do concreto. Quando adicionado à mistura, o pedrisco aumenta a resistência e a durabilidade do material. Ele também pode ajudar a melhorar a aderência entre as camadas da construção.

Desse modo, o uso do pedrisco, no concreto, ocupa posição de destaque, considerando que é um agregado, cuja qualidade será determinante para a resistência e durabilidade dos artefatos.

Em resumo, o pedrisco é um componente importante na construção civil, pois melhora as propriedades do concreto, ajudando a garantir a resistência e durabilidade da estrutura.

Por isso, a Britagem Vogelsanger preparou este artigo para esclarecer o que é, como escolher, e qual a importância do pedrisco para a sua obra

Acompanhe abaixo. 

O que é pedrisco?

O pedrisco é um material de construção composto por pequenas pedras, geralmente com diâmetro entre 4,75 e 12,5 mm. Ele é frequentemente utilizado como um dos componentes da mistura de concreto e argamassa na construção de edifícios e outras estruturas.

Trata-se de um material composto por rocha fragmentada, que pode ser de granito, gnaisse, basalto, calcário, entre outras.

pedrisco para concreto

Como escolher o pedrisco para concreto?

É possível encontrar diversos tipos de brita no mercado e nesse contexto, a brita 0 ou pedrisco é uma das mais buscadas por engenheiros e demais  profissionais da área da construção civil.

Entretanto, escolher o pedrisco para concreto mais adequado demanda uma avaliação criteriosa.

Afinal, a escolha do tipo de pedrisco a ser utilizado em uma obra depende do tipo de concreto que será produzido e das características das rochas disponíveis na região. 

Entre os principais tipos de pedrisco utilizados na construção civil, destacam-se:

  • Pedrisco de granito: é bastante utilizado em obras de grande porte, como rodovias e pontes, por apresentar alta resistência e durabilidade.
  • Pedrisco de calcário: possui uma coloração mais clara e é utilizado em obras de menor porte, como construções residenciais e comerciais.
  • Pedrisco de basalto: é conhecido pela sua alta resistência e é frequentemente utilizado em obras que necessitam de concreto com grande durabilidade.

Além disso, é importante ressaltar que a escolha do tipo de pedrisco também pode influenciar nas propriedades mecânicas do concreto, como a resistência à compressão e à tração

Características como forma, pureza, índice de abrasão, entre outros, também são de suma importância na hora da definição do material para um determinado projeto.

A importância do pedrisco para a obra

Na produção de concreto, o pedrisco é fundamental no tocante à resistência e durabilidade das estruturas construídas, afinal, a presença de impurezas e rochas de baixa qualidade pode comprometer a qualidade do concreto, afetando sua resistência e durabilidade.

Nesse sentido, como exemplos de artefatos que necessitam, por sua natureza de utilização de pedrisco para concreto, incluem-se as vigas, lajes pré-moldadas, tubos, blocos de concreto, entre outros.

Ou seja, em todo material que desempenhar função estrutural, o uso do pedrisco será imprescindível no tipo de concreto utilizado. Isso sem falar na trabalhabilidade do mesmo, facilitando a sua aplicação.

De acordo com a norma ABNT NBR 7211:2005, que estabelece os requisitos para a produção de agregados para concreto, o pedrisco deve apresentar as seguintes características físicas e mecânicas:

  • Granulometria: deve estar dentro das faixas especificadas na norma, de acordo com a aplicação do concreto.
  • Massa específica: deve ser maior que 2,6 kg/dm³.
  • Resistência ao desgaste: deve ter índice mínimo de 40%.
  • Índice de forma: deve ser maior que 0,3.

Mas você sabia que é possível comprar pedrisco para concreto direto da Britagem Vogelsanger?

Somos referência não só na execução de obras de infraestrutura urbana, mas também no fornecimento de matérias-primas de altíssima qualidade, como os agregados para concreto

Por isso, se você busca por pedrisco para concreto, clique aqui e preencha o formulário, que em breve, nosso time entrará em contato

Além disso, não deixe de conferir nosso blog para encontrar mais conteúdos ricos sobre engenharia civil que farão a diferença na sua obra! 

Até a próxima.

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI