fbpx
| Joinville (47) 3439.5009 | Palhoça (48) 3341.0007
brita 4 e rachão 14/05/2021

Brita 4 e rachão: para que servem esses tipos?

Se você nos acompanha há mais tempo, sabe que já trouxemos textos focados nos principais tipos de brita, incluindo pedrisco, brita 2, brita 3 e até mesmo pó de brita. No entanto, a brita 4 e o rachão possuem tamanhos maiores e aplicações mais específicas, tendo usos diferenciados e que também merecem um texto próprio.

Como você já deve saber, as britas de diferentes tamanhos são obtidas após um cuidadoso processo de britagem, em que grandes rochas em jazidas são detonadas e, posteriormente, encaminhadas para equipamentos chamados de britadores — responsáveis por triturá-las e transformá-las nas britas como conhecemos.

Esses materiais são categorizados de acordo com sua granulometria, ou seja, tamanho. Para cada tipo de obra, um tamanho diferente de brita é exigido. A brita 1, por exemplo, é a mais utilizada pelo setor da construção civil para obras de grande porte. O pedrisco, também chamado de brita 0, por sua vez, é o que se usa como agregado para a produção de blocos de concreto.

Para finalizar essa sequência de textos, tendo mostrado, assim, as aplicações de todos os tipos de brita, este post trata da brita 4 e do rachão, que, como já citamos, são maiores. Para saber mais sobre essas britas e suas aplicações, continue a leitura abaixo!

 

Brita 4: o que é e para que serve?

Quando falamos na categorização dos tipos de brita por números, a brita 4 é, normalmente, a maior. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sua granulometria vai de 37,5 mm a 75 mm, um número grande se comparado aos outros tipos; a brita 1, por exemplo, tem de 9,5 mm a 25 mm.

Tal tamanho faz com que sua utilidade seja mais restrita — e ela acaba sendo bem menos usada que a maioria dos outros tipos. A brita 4 é muito utilizada no reforço do subleito de pistas de tráfego intenso, lastros de ferrovias, fossas sépticas, sumidouros e ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto).

 

Rachão: o que é e para que serve?

Também conhecida como pedra de mão, o rachão é ainda maior que a brita 4. Seu índice granulométrico é acima dos 76 mm, podendo ir até cerca de 180 mm. Por ser muito grande, sua produção acaba sendo facilitada — precisando passar apenas por um britador primário.

Algumas de suas aplicações são as mesmas da brita 4, como é o caso das Estações de Tratamento de Esgoto, dos sumidouros e das fossas sépticas. Contudo, ela vai além, incluindo ainda gabiões e tubulões. Pode ser utilizada também na camada de sub-base, em função de sua alta capacidade de suporte.

 

E aí, o que achou das informações? Se você não trabalha com as obras citadas ao longo do texto, é possível que nunca nem tenha visto uma brita 4 ou um rachão, certo? Porém, por estarem envolvidas no setor construtivo, é altamente importante saber mais a respeito delas.

Caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo o nosso conteúdo, é só seguir a Britagem Vogelsanger no Facebook e no Instagram!

Receba nossas novidades em seu e-mail

    Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI
    Joinville Palhoça