fbpx
| Joinville (47) 3439.5009 | Palhoça (48) 3341.0007
brita 3 07/08/2020

Brita 3: saiba mais sobre este tipo e onde ele é utilizado

A brita é um material indispensável na construção civil. Sendo composta por fragmentos britados de grandes rochas (quase sempre granito, gnaisse, calcário e basalto), sua principal aplicação é de agregado para a produção de concreto e obras de pavimentação. Existem diferentes tipos de brita, sobre os quais nós já falamos algumas vezes por aqui. Entre eles, há a brita 3 — assunto do texto abaixo.

Na sequência, a Britagem Vogelsanger fala um pouco mais sobre a brita 3. Nós explicamos o que ela é, mostramos a faixa granulométrica que a caracteriza e, por fim, descrevemos algumas das principais aplicações do produto em construções.

Continue a leitura e confira!

Conheça a brita 3

O processo de britagem é o responsável pela produção dos mais diversos tipos de brita, com as mais variadas faixas granulométricas, tais como a própria brita 3 em questão, a brita 1, a brita 2, a brita 4 (também conhecida como pedra de mão), o rachão e ainda o pó de brita. Sua divisão por número refere-se ao tamanho da mesma (faixa granulométrica) e, quanto maior o número, maiores serão suas dimensões.  

A brita 3, por sua vez, tem uma granulometria que vai de 25 mm até 50 mm. Ao considerarmos o tamanho dos outros tipos, fica muito claro que a brita 3 faz parte do grupo de britas maiores, utilizadas como agregado em concretos, neste caso em obras preparações de terreno, concretos não armados, entre outros, em alguns tipos de drenos e também em composições de alguns traços de brita graduada.

Este tipo de brita não é utilizado em pilares, lajes e vigas, uma vez que em função do seu tamanho podem criar vazios dentro do concreto ao ficarem presas em ferragens, que muitas vezes são projetadas com uma densidade bem elevada. 

Acompanhe abaixo outras aplicações da brita 3: 

Aplicações da brita 3

Nivelamento de terreno

O nivelamento do terreno é uma atividade a ser desenvolvida quando se faz necessário deixar o mesmo em uma cota desejada, sem desníveis que venham a atrapalhar o desenvolvimento de quaisquer atividades sobre o mesmo.

Ao utilizar a brita 3, além de deixar o terreno nivelado, deixará o mesmo limpo e livre de poeira e lama. Permitirá ainda o tráfego de veículos, máquinas e equipamentos, além de facilitar a construção de qualquer edificação sobre o mesmo.

Reforço de subleito

Toda obra de pavimentação é composta por alguns passos; e o primeiro deles é o reforço do subleito. O subleito nada mais é que o solo, ou seja, o terreno em que a pavimentação é feita. O reforço do subleito tem como objetivo deixar o solo mais forte para receber as demais camadas do pavimento, além de evitar que o material da sub-base agulhe no subleito, gerando perda de volume e consequentemente prejuízo a obra.

E a brita 3 está entre os materiais produzidos aqui na Britagem Vogelsanger, assim como os outros tipos de brita que sua obra pode precisar! Entre em contato conosco hoje mesmo e veja como a nossa produção por aqui pode fazer a diferença para suas obras!

Receba nossas novidades em seu e-mail

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. Desenvolvido e Otimizado por WEBI
Joinville Palhoça
MENU